A arte figurativa na cerâmica se apresenta por meio da criação de objetos que possuem formas e representações de elementos reais, como animais, plantas, pessoas e objetos do cotidiano. Essa técnica é usada desde a antiguidade, como forma de expressão e representação cultural, e ainda é muito utilizada na cerâmica contemporânea.
A partir do processo de modelagem, que pode ser feito manualmente ou com o uso de moldes, o artista dá vida aos seus objetos, criando peças únicas e com grande valor artístico. A arte figurativa na cerâmica também pode ser enriquecida com técnicas de pintura, aplicação de esmaltes e outros detalhes que enriquecem ainda mais a beleza e a originalidade da obra.
A cerâmica figurativa pode ser uma excelente forma de decoração para casas, escritórios e outros ambientes. Além disso, é uma forma de preservar a cultura e história dos povos, uma vez que muitas peças são criadas com base em tradições milenares e simbologias ancestrais.
Neste contexto, a experiência de se esculpir um corpo é algo entusiasmante. É através deste processo atravessada por diversas possibilidades estéticas, é que nos implica a lançar o olhar para outra realidade, que não uma idealizada e esvaziada de sentido, mas aquela que nós coloca a querer saber, aprofundar. É neste percurso de reelaborar e recriar em um terreno sensível é que se conecta com outros sentidos singulares e comum de uma peça. Na arte figurativa, sendo ela realista ou estilizada, torna possível o encontro com outras subjetividades e por outras histórias representadas.
Comments